Tuesday, February 21, 2006

Gripe das aves - A avaliação do seu perigo
A comunicação social como membro importante do funcionamento de um país permite-nos conhecer rapidamente os acontecimentos mundiais, revelando o que passa por trás de fronteiras a milhares de quilómetros das nossas casas. Contudo, entre o momento do tal acontecimento e a recepção dos nossos sentidos, a viagem dessa informação ( especialmente a polémica) tem carácter múltiplo e global terminando com resultados por vezes distorcidos na nossa mente, fazendo-nos ora exagerar ora subestimar a verdade.
Este binómio faz-nos viajar entre crenças que na maioria dos casos não são as mais correctas. Sinceramente, confesso que nunca me assustei muito com as mensagens de alarme do mundo como estas mais actuais referentes da gripe das aves. Na verdade, penso que um dos problema da globalização da comunicação é mesmo o seu distanciamento ao perigo real.
Depois de anos a ouvir o discurso do perigo - das tragédias às epidemia, das catástrofes, atentados e guerras sem se passearem na minha rua, adaptei-me a este distanciamento. Embora informado, os meus sentidos passam indiferentes ao verdadeiro perigo do mundo criando outros que existem no meu- e isto julgo acontecer com cada um de nós.
Pois assim é o perigo da comunicação global; parece multiplicar e destruir num fenómeno paradoxal a minha vigilância cosmopolita.
Quanto à gripe das aves vou esperando. Dizem que chegará a Portugal no próximo Verão. Até lá continuarei a comer o bom arroz de pato e olhar com os mesmos olhos a migração clandestina que se vai passando no céu. Julgo pois que apenas quando esta epidemia se aproximar de minha casa é que irei buscar as armas de arremesso. Espero pois nessa altura, não ser tarde demais.




http://www.gripedasaves.pt/

http://dossiers.publico.pt/dossier.asp?id=1496

0 Comments:

Post a Comment

<< Home